Projeto Xadrez no Cedom

O Projeto Xadrez no Cedom foi realizado durante o 1º Semestre de 2010, e consistiu, basicamente, em as aulas ministradas voluntariamente pelo professor de Historia do CEDOM, Sr. Plínio Franco Nogueira, e pelo ex-aluno Milton Matone, ambos enxadristas de clubes paulistas com larga experiência no jogo de Xadrez.


Projeto Original

Projeto Xadrez no Cedom

 

I – JUSTIFICATIVA: OS BENEFÍCIOS DO XADREZ

Com este Projeto, pretendemos ajudar o aluno a desenvolver uma série de habilidades importantes para seu desempenho escolar e formação de cidadão, além de proporcionar uma prática de lazer mundialmente reconhecida.
Os beneficiados imediatos e diretos serão os alunos que se inscreverem para esta atividade. Indiretamente, serão também beneficiados os familiares, colegas, professores e a sociedade como um todo, na medida em que se disseminam valores positivos, favorecendo o desenvolvimento de uma cultura de paz.
As Características do Xadrez e Suas Implicações Educativas:
Concentração ⇒ Desenvolvimento do autocontrole psicofísico;
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo ⇒ Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível;
Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes ⇒ Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo;
Encontrado um lance, a procura de outro melhor ⇒ Empenho no progresso contínuo
Direcionar a uma conclusão brilhante uma posição aparentemente sem possibilidades (combinação) ⇒ Criatividade e imaginação
O resultado indica quem tinha o melhor plano ⇒Respeito à opinião do interlocutor;
Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa ⇒ Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia;
Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior devendo apresentar o seguinte ⇒ Capacidade para o pensamento e execução lógicos , autoconsistência e fluidez de raciocínio.
II – PÚBLICO–ALVO

Co-patrocinado pela Escola e pela Associação de Ex-alunos – AECEDOM, o projeto é totalmente gratuito e voltado para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental da Escola Estadual Dr. Octávio Mendes.
III – OBJETIVOS

O objetivo geral do projeto “Xadrez no CEDOM” é contribuir para a formação geral e a melhora do aproveitamento dos alunos nas diversas atividades escolares, através do ensino do jogo de xadrez.
Além do objetivo explicitado acima, o “Xadrez no Cedom” visa favorecer o desenvolvimento de habilidades mentais específicas, tais como Imaginação, Memória, Lógica, Reconhecimento de Padrões e Visualização Espacial, e ainda habilidades gerais como Perseverança, Capacidade de Concentração, Auto-Estima, Motivação, Ambição, Organização, etc..
Assim, a prática e o ensino do xadrez:
Ø Desenvolverá no aluno a capacidade de perceber que toda ação tem uma reação;
Ø Desenvolverá a percepção sobre a necessidade de ser zeloso com cada decisão e compromisso assumido;
Ø Dilatará o uso do exercício do cálculo antecipado de possibilidades;
Ø Utilizará o Xadrez em paralelo com as matérias interdisciplinares do ensino regular;
Ø Favorecerá o processo de utilização das ferramentas informáticas (2ª etapa).
IV – PROCEDIMENTOS

O curso consiste no Módulo Iniciante com 12 aulas, demandando 12 semanas (março a junho de 2010), onde o aluno aprenderá todos os movimentos e regras do jogo de xadrez e estará apto a participar de torneios para iniciantes, além de usufruir dos benefícios da sua prática na escola conforme arrolado na Justificativa.
Pretendemos formar inicialmente duas turmas, cada uma com 20 alunos, sendo uma do Ensino Médio, e outra do Ensino Fundamental.
Estas turmas terão aulas, de 50 minutos de duração, uma vez por semana, fora do horário de aulas.
V – RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
As aulas serão ministradas voluntariamente pelo professor de Historia do CEDOM, Sr. Plínio Franco Nogueira, e pelo ex-aluno Milton Matone, ambos enxadristas de clubes paulistas com larga experiência no jogo de Xadrez.
O material para as aulas – jogos de peças, tabuleiro mural, apostilas, etc – serão angariados pela AECEDOM – Associação de Ex-Alunos do CEDOM e doados à Escola.
VI – AVALIAÇÂO

Considerando que se trata de um projeto-piloto, a primeira avaliação será realizada em julho de 2010 e levará em conta:
Ø n° de alunos inscritos;
Ø freqüência dos alunos às aulas de xadrez;
Ø desempenho dos alunos no curso de xadrez;
Ø satisfação dos alunos com relação ao curso (com base em aplicação de pesquisa e discussão em grupo);
Ø desempenho dos alunos participantes no curso regular (com base nas notas e em depoimentos de professores).

Published by Regsam on 22/03/2010 (297 reads)


Anteriormente, como estratégia para atrair interessados no projeto, foi realizado o I Torneio Cedom de Xadrez, cujo vídeo está disponível na TV AECEDOM

 

No início do curso, foi entregue, como material didático, a todos os participantes, uma cópia em papel do manual publicado pelo Ministério do Esporte em parceria com o Ministério da Educação.
Se isto lhe interessa baixe esta Cartilha. Para impressão, vai uma dica: imprima apenas a partir da página 2, pois a capa desperdiçará muita tinta.

Nossos colegas da TV AECEDOM se estusiasmaram e produziram um outro vídeo sobre o curso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *